162150028
 

Caldo verde português



Caldo verde português, melhor opção nos dias frios e chuvosos.


INGREDIENTES:


MODO DE PREPARO

  1. Com uma faca, retire a pele da linguiça e corte em rodelas finas. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Lave, descasque e corte as batatas em 8 pedaços.

  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, adicione as fatias de linguiça e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve as linguiças douradas numa tigela.

  3. Abaixe o fogo, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar e começar a dourar.

  4. Acrescente os pedaços de batata, o caldo de carne e aumente o fogo. Com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor à sopa.

  5. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.

  6. Enquanto isso, lave bem as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo e corte a couve ao meio, no sentido do comprimento. Corte as folhas ao meio novamente, no sentido do comprimento. Na tábua, disponha uma folha sobre a outra e corte em tirinhas finas – dessa forma, as tiras de couve não ficam tão longas, sendo mais fácil para comer de colher.

  7. Assim que estiverem bem cozidas, transfira as batatas com o caldo para o liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.

  8. Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e as rodelas de linguiça douradas. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva a seguir com um fio de azeite.


Créditos: www.panelinha.com.br